Quem?! - Natanael Otávio



Cinco. Cinco vogais. Cinco sentidos. Cinco amigos. Cinco escritores. Camila, Meg, Ed, Natanael e Carlos, esse é o Clube dos Cinco. Eles se reúnem à meia-noite em volta de uma fogueira, abrem uma boa garrafa de vinho e contam histórias.
Natanael Otávio ergueu sua taça e disse de modo solene: “Declaro iniciada a reunião do Clube dos Cinco. Espero que apreciem a minha história”.


Quem?!


Natanael Otávio


Estava eu pesquisando sobre o folclore brasileiro para um trabalho de literatura infantojuvenil quando me contaram do seu Jaime, que vive com a esposa Marieta em um pequeno sítio não muito longe daqui de São Paulo. Disseram que ele teve a sua propriedade atacada e alguns de seus animais feridos pelo Saci. Curioso que sou, não perdi a oportunidade de ir até lá e conversar com o casal.
– O senhor tem certeza de que foi mesmo o Saci?
– Claro que tenho! Ele tacou pedra no telhado aqui de casa, quebrou a cerca... Os bichos estavam inquietos, faziam o maior barulho. Eu me levantei e só deu tempo de ver o danado desaparecendo num redemoinho.
– Jaime não sabe o que diz – resmungou a esposa Marieta. – Estava escuro, seu moço, e ele tinha tomado umas... Aí pensa que viu o que não viu e fica jogando a culpa no Saci.
– Só bebi um pouquinho, mulher! Tenho certeza de que era mesmo o Saci!
– O senhor não o viu mais depois desse dia? – perguntei.
– Foi só dessa vez. Mas o redemoinho já vi outras vezes.
– Era só o vento que estava forte. Estamos em agosto – dona Marieta interviu novamente, não concordando com o marido.
Resolvi então perguntar o que ela pensava disso tudo:
– Quem a senhora acha que está assustando e machucando os bichos aqui do sítio?
– Ora, seu moço, pra mim é a Caipora. Ela é que é mais malvada que o Saci!



Comentários

  1. Fala do Saci eu lembro do Sítio do Picapau Amarelo que passava na Globo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Marcão! O Sítio é referência para mim! Obrigado por acompanhar nossas publicações!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Morte Te Escolheu - Meg Mendes

Natanael Otávio

O Clube dos Cinco