Dentro da Mala - Natanael Otávio



Cinco. Cinco vogais. Cinco sentidos. Cinco amigos. Cinco escritores. Camila, Meg, Ed, Natanael e Carlos, esse é o Clube dos Cinco. Eles se reúnem à meia-noite em volta de uma fogueira, abrem uma boa garrafa de vinho e contam histórias.
Natanael Otávio ergueu sua taça e disse de modo solene: “Declaro iniciada a reunião do Clube dos Cinco. Espero que apreciem a minha história”.


Dentro da Mala

Natanael Otávio



A mala era nova. As roupas dentro da mala eram novas. Velho era o desejo de conhecer pessoalmente o país dos avós e o sítio que eles moravam. Mas, seus pais nunca tiravam férias do trabalho. Não podiam nunca viajar com o menino. Vou só!, ele dizia. Só com dezoito!, respondia o pai. Você é criança ainda!
Tantas vezes o menino fantasiou avistar de verdade o que só por fotos conhecia: aquele bosque, aquela cachoeira, o balanço de pneu pendurado na goiabeira, os pássaros, a mimosa... Nas cartas da avó, além das fotos e palavras carinhosas, dentro do envelope continha um pouquinho de grama; algumas flores, que ela cultivava: rosa, maravilha, margarida... “O azulão e o canarinho trocaram de pena”, a carta dizia. E, dentro do envelope, o menino encontrava algumas plumas; e, era quase como se ele estivesse lá.
Na noite de antecedência ao seu embarque para o Brasil, dormiu abraçado à mala, meio que para ter certeza de que desta vez iria de verdade. Tinha completado dezoito anos em dezembro. Não era mais uma criança.
Na manhã seguinte, a terra tremeu. Tremeu a cidade em que ele morava. Em 20 segundos casas e prédios foram abaixo. Entre tantos mortos e escombros, o corpo de um jovem abraçado à uma mala se destacava: era como se ele estivesse abraçando um sonho.
Muitos disseram que o sonho do menino não se realizou, porém, seus avós disseram o contrário, que o neto estivera no sítio com eles, que ele pescou com o avô, que comeu os deliciosos quindins preparados pela avó, que brincou com a mimosa e, antes de se despedir, balançou no balanço de pneu no pé de goiaba. Tudo isso, enquanto a terra tremia no Japão.
Eu não digo que sim nem que não, relato apenas o que eles me contaram.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Natanael Otávio

O Clube dos Cinco

Vingança - Naiane Nara