O Castelo de Porto Alegre - Natasja Haia



Cinco. Cinco vogais. Cinco sentidos. Cinco amigos. Cinco escritores. Camila, Meg, Morphine, Naiane e Natasja, esse é o Clube dos Cinco. Eles se reúnem à meia-noite em volta de uma fogueira, abrem uma boa garrafa de vinho e contam histórias.
Natasja ergueu sua taça e disse de modo solene: “Declaro iniciada a reunião do Clube dos Cinco. Espero que apreciem a minha história”.



O Castelo de Porto Alegre

Natasja Haia


"Obsessão é quando as pessoas são afetadas, seja interna ou externamente. E, finalmente, quando o indivíduo perde temporariamente o uso de suas faculdades e o Diabo age através dele, temos a possessão"                                                                                                      O horror em Amityville


                           Baseado em fatos narrados
  

   

São seis e meia da manhã, quase todos os quadros e retratos que tento memorizar estão cuidadosamente disfarçados pela neblina. Meus pés apesar de recém-descansados, estão exaustos e doloridos. Ainda sinto o cheiro de sangue e de medo. Meu antigo vestido violeta com lindas rendas se encontra estendido sobre sua poltrona de couro. Agora está tão limpo que quase cintila. Do lado de fora é somente uma casa em formato de castelo, mas parecido com uma masmorra. As enormes grades pretas são em formato de um desenho infernal, daqueles impossíveis de não reparar. Do lado de dentro é mais que um futuro patrimônio turístico da cidade de Porto Alegre, é um testemunho de quatro anos de reclusão e sofrimento. Não se engane nas esquinas de cada parede ainda adormece um demônio aguardando a oportunidade de despertar.
Eu, Castilho e Victoria fomos os escritores escolhidos para organizar o próximo Sarau que ocorrerá no Castelo do Alto da Bronze. Todos os poetas e declamadores estarão vestidos como personagens de alguma obra literária. Os ensaios ocorrerão no local durante três meses, e a divulgação nos jornais gaúchos nos gerou grande expectativa. Confesso que ambientes góticos me causam certa ojeriza, talvez pela particularidade esplendorosamente macabra, mas esse! Seria um espécime de Déjà Vu?
Nilza Linck... Esse nome ecoa na minha mente enquanto escuto as palavras agressivas de Castilho, que por sinal é um velho conhecido, apesar de seus vinte e poucos anos. Diria que se houvesse uma classificação literária para pessoas, a dele seria visceral, sempre entre o engajamento em projetos culturais e algum submundo de ilegalidades juvenis. 
Os dias tem sido intensos, como costuma exigir a arte daqueles que ainda não possuem maturidade suficiente para não misturar sua vida ao do personagem. A dramaturgia assim como essa casa carrega consigo o peso da obsessão e da possessão para aqueles que ainda não alcançaram certo nível de evolução. Nosso estimável amigo, escritor e dramaturgo, Castilho, tem se dedicado a estudar e pesquisar a vida dos primeiros moradores daqui, e com afinco passou a defender e justificar as atitudes abusivas do ex-marido de Nilza Linck, uma mulher corajosa e com atitudes a frente de seu tempo. 
Notre Dame, em Paris, guarda um segredo lendário da igreja católica, as Gárgulas, que protegem dia e noite as catedrais, pois os demônios nunca dormem. Aqui não há nada que nos guarde além dos nossos próprios espíritos.
Muitas lendas surgiram depois dos quatros anos de relacionamento de Nilza e Eurico. Há aqueles que se quer ousam chegar próximo do Alto da Bronze, temendo assombrações e a áurea gótica que permeia o lugar. Fomos avisados por vários moradores centenários do centro de Porto Alegre para tomarmos cuidado com as almas que aqui residem. Eu só não imaginava que também viraria um desses seres vagantes, observando através dessas janelas a cidade que já não pode mais ser minha.
Após dois meses já não conseguíamos mais entender as atitudes e agressividade do Castilho. Durante a noite da prova de roupas ele apareceu visivelmente alterado, esbravejando “Vocês podem ouvi-los?”, “São os espíritos que precisam de fama”. Olhou em minha direção e desferiu um tiro, enquanto meus olhos fechavam e meu lindo vestido violeta era tingindo de sangue, já ele gargalhava ao ver os olhares aterrorizados. Castilho foi levado à penitenciária enquanto eu cumpro pena aqui, olhando meu vestido lavado em cima da poltrona que ele sentaria como Carlos Eurico Gomes. Hoje a homenagem será minha, o vestido de uma linda atriz e a poltrona ficará vaga com mais um demônio adormecido. Cuidado!

Nota:
O conto foi inspirado na história de Nilza Linck e Carlos Eurico. Após quatro anos de relacionamento abusivo com um homem machista e ciumento, Nilza deixou o castelo construído para ela e foi viver com a neta e a filha adotiva. A última informação verídica sobre ela é que estava bem e livre para visitar e olhar pelas janelas do castelo, algo que era proibido por ele. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Natanael Otávio

O Clube dos Cinco

Vingança - Naiane Nara